terça-feira, 19 de abril de 2016

Por falar em hipócrita (mascarado).

            Nas redes sociais por exemplo, podemos ver o perfil deles através de sua publicações, comentários e dos vídeos que repassam de uns para os outros, principalmente os (vídeos) de origem pornográfica. É triste ver famílias, onde os pais não dão um pingo de exemplo para seus filhos, mas defendem com unhas e dentes sua religiosidade. Quando vão a igreja, se comportam como santinhos, mas fora a sua linguagem é cortante, suas mentes doentias, seus comportamentos são tenebrosos. Se apresentam como religiosos, mas são escarnecedores, piadista de baixo calão, fingidos, mascarados e irreverentes. Vivem impregnados de religiosidade, mas não conhecem e se conhecem, não obedecem a Deus e sua Palavra.  Na verdade, não se interessam pelo evangelho, são preguiçosos e indiferentes para com as coisas do Reino de Deus, são damas néscias, virgens imprudentes aguardando juízo e assim por diante. Com certeza ouvirão aquela frase no juízo: apartai-vos de mim, voz que praticais a iniquidade. Adalberto P. Silva. 

Abaixo, o dicionário nos dá uma ideia do significado de hipócrita.


Origem da palavra Hipócrita - Do grego hypokrinein ou hypokrisía, que significava inicialmente “separar gradualmente” ou “representar um papel”, “fingir”.

Que a palavra hipócrita significa fingido ou falso, todo mundo sabe. Mas, o que pouca gente conhece é a história interessante dessa palavra.

Ela vem do grego hypokrinein, que designava, na antiga Grécia, os atores de teatro, pois durante as apresentações eles fingiam ser outras pessoas.

E o que eles faziam no palco era uma "hipocrisia" (do gregohypokhrinesthai), que significava “fingimento”.

Essa palavra também é de origem grega e era aplicada à ação de interpretar uma peça teatral.

Com o tempo, hipócrita passou a indicar qualquer pessoa falsa ou fingida, e foi com esse sentido que entrou na língua portuguesa, por volta do século XIV.

Muitas pessoas confundem a origem do nome Hipócrates – conhecido como o “pai da medicina” - com a raiz etimológica que deu origem ao termo hipócrita, no entanto, ambas as palavras não estão relacionadas. Fonte: http://www.dicionarioetimologico.com.br/hipocrita/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço e será um prazer receber seu comentário que depois de aprovado será publicado.