sábado, 2 de janeiro de 2016

SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO

Prof. Adaylton de Almeida Conceição
( Este estudo pode ser assistido em vídeo no YOUTUBE, basta entrar como: Lição 1 – Sinais que antecedem a volta de Cristo – Adaylton)
A SEGURANÇA DA VINDA DE CRISTO (Arrebatamento da Igreja)
Textos: I Tes. 1.9,10: 4.15-1: Atos 1.10,11: Ap. 22.20.
Em toda a Bíblia vamos encontrar milhares de exemplos sobre a Segunda vinda de Cristo à terra. Tal como temos crido na primeira vinda de Jesus, devemos estar total-mente convictos de que Ele voltará (João 14.18).
Segundo os analistas bíblicos, as Escrituras nos fala da segunda vinda de Cristo oito vezes mais do que fala da primeira vinda. O Novo Testamento tem aproximadamente 318 referencias sobre esse acontecimento.
Em 24 dos 27 livros do Novo Testamento, se menciona a Segunda vinda de Cristo. Isto ocorre em 216 dos 260 capítulos.
AS PROMESSAS
Muitas são as promessas registradas na Bíblia, mas com toda segurança, a mais lem-brada e esperada nos últimos dois mil anos pelos cristãos do mundo inteiro é a seguinte: O Senhor Jesus prometeu.
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver estejais vós também" (João 14:1-3). Ele também disse: "Certamente cedo venho." (Apoc. 22:20). A esperança própria do cristão é aguardar o Senhor para qualquer momento. Há muitas indicações que nos levam a concluir que a vinda do Senhor está prestes a acontecer; o Senhor Jesus poderá vir ainda hoje! (Hb. 10:37).
Jesus Cristo, depois de sua morte e ressurreição, subiu aos céus prometendo que voltaria para destruir a maldade e instaurar seu reino onde a paz e a felicidade eternas serão estabelecidas. Será possível conhecer a data deste evento? O próprio Jesus responde:
"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai... Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis" (Mateus 24:36,43,44).
É por esta razão que não devemos nos deter em especulações quanto às datas, que Deus não revelou. Jesus nos disse que vigiemos, mas sem fixar uma data definida. Não podemos nos assegurar que Jesus regressará dentro de um, dois ou cinco anos, nem tampouco devemos atrasar sua vinda dizendo que talvez não se produza nem em dez, nem em vinte anos.
Contudo é claro que nenhum ser humano sabe o momento exato da vinda de cristo, Deus o sabe e não permitira que este acontecimento chegue sem aviso para aqueles que o estejam esperando:
"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como ladrão" (1 Tessalonicenses 5:2-4).
PARA RECORDAR
Precisamos lembrar três coisas (já citadas anteriormente) ditas no Novo Testamento quando o assunto é a volta do Senhor.
Primeiramente, a Bíblia diz: “daquele dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36). Ninguém. Qualquer tentativa de prever não passará de soberba e heresia, loucura e engano. Todos os que tentaram predizer a data da vinda do Senhor ou do fim do mundo caíram em vergonha e descrédito porque a afirmação de Jesus é inconfundível.
Em segundo lugar, a Bíblia diz: “Não estais em trevas para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda” (1Ts 5.4). Apesar de não saber dia e hora, isso não significa que estamos distraídos e que a volta de Jesus, bem como seus resultados seja uma surpresa para nós. Se somos cristãos atentos, então estamos preparados para esse momento.
E, por fim, ainda um terceiro versículo: “Compreendeis a face dos céus e não sabeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16.3). Há sinais indicando que a volta de Jesus e a consumação de todas as coisas está próxima. Estão acontecendo coisas importantes que não podem ser ignoradas. Considerá-las fatos corriqueiros da vida pode ser considerado uma enorme falta de discernimento.
No livro de Mateus, no capítulo 24, temos as perguntas dos discípulos e as respostas de Jesus:
"E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24 3-8).
Nesta passagem, o Senhor Jesus responde os seus discípulos mencionando não somente um sinal, como eles pediram, mas lista uma série de sinais que antecederia a sua vinda, e o primeiro sinal é o da enganação sem precedentes.
Se você é daquelas pessoas que gostam de estar em dia com as notícias certamente verá nesta declaração de Jesus Cristo, uma impressionante descrição do que está acontecendo agora mesmo no mundo. Se você comprar o jornal de hoje é muito provável que encontre informações acerca de `seres iluminados' que asseguram que são a encarnação de Cristo e que vieram para salvar o mundo. Também lerá sobre as últimas guerras suscitadas no Oriente Médio e outras zonas de conflito.
SINAIS DA SUA VINDA
Pastor diz que ebola, casamento gay e Estado Islâmico são “sinais importantes” da volta de Cristo.
Perseguição a cristãos e judeus pelo Estado Islâmico, legalização do casamento gay e insensibilização pela morte de fiéis a Jesus Cristo são sinais que alertam sobre Sua volta, na opinião do pastor e escritor Robert Jeffress.
Esses “sinais” são abordados por ele no livro Countdown To The Apocalypse (“Contagem regressiva para o Apocalipse”, em tradução para o português), lançado recentemente.
Eu acredito que a insensibilização [à perseguição] pavimenta o caminho para o futuro anticristo que perseguirá os cristãos e mártires, sem qualquer repercussão em absoluto“, disse Jeffress, líder da Primeira Igreja Batista de Dallas, no Texas (EUA).
O pastor destaca ainda que epidemias como a da doença Ebola, que assola a África e tem assustado países do mundo todo, também são indícios de que o dia se aproxima: “Jesus disse que haveria certos sinais que precederiam Sua vinda, e que estes sinais seriam como as dores de parto de uma mulher“, afirmou Jeffress em entrevistas ao Charisma News e ao canal Dove TV.
SINAIS QUE VEM DAS PARABOLAS. A parábola das dez virgens, mencionada em Mateus 25, apresenta a Segunda vinda como a gloriosa chegada do Esposo (v.6).
A parábola dos dois servos (Mat. 24.45-51) por três vezes apresenta o verbo “vir”, sempre com referencia ao Senhor: 1) “o seu senhor quando vier (v.46): 2) Meu Senhor tarda em vir; 3) Virá o senhor daquele servo (v.50).
A parábola dos lavradores maus (Mat. 21.33). Dar destaque ao senhor da vinha que logo regressará. “Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?” (Mat.21.40).
SINAIS NA AREA DA NATUREZA. Terremotos (Mat. 24.7; Luc. 21.11). Nosso século começou sendo castigado por terremotos de diferentes intensidade, Tisuname que tem levado milhares de vidas. Os furacões, a mudança brusca do clima, a camada de ozônio, as chuvas no verão y o calor no inverno. Tudo isso nos fala do regresso do Filho do Homem.
SINAIS NA AREA MORAL E SOCIAL. Fome (Luc. 21.11. Ap. 6.8). Milhões morrem de fome no mundo. Violência. Uma onda de violência cobre o mundo como resultado da estratégia satânica para afastar a criatura do Criador. O roubo, os crimes, o divórcio e a perversão sexual (Rom. 1.27,28; 2 Tim. 3.4).
SINAIS NA AREA RELIGIOSA: a. Falsos cristos (Mat. 24.5; Luc. 21.8) Nos últimos 50 anos, mais de 1100 líderes se apresentaram como cristos ou na condição de salvadores do mundo.
SINAIS NA AREA POLITICA. Cada dia que passa o mundo político está cada vez mais confuso. As guerras, as diferenças de opiniões, as disputas econômicas, o interesse pela supremacia. Tudo isto nos avisa da iminente vinda de Cristo.
É interessante observar, que guerras sempre existiram na história da humanidade, mas, que no último século, morreram mas pessoas nas guerras (direta e indiretamente), que nos 1900 anos anteriores.
Apostasia. (Mat.24.10). A apostasia é a mais terrível negação da fé, da experiência da salvação, regeneração, batismo com o Espírito Santo, e tudo que está relacionado com a vida cristã.
Falsos líderes (Mat. 24.11). Os falsos líderes são os falsos profetas, ou seja, pessoas que se promovem a líderes, com fins pessoais, que pregam a mensagem por interesses econômicos, que afanam os bens de pessoas crédulas, oferecendo em troca bênçãos que não podem dar. São muito eloquentes e possuem um poder de influencia muito grande. São sedutores e não tem temor de Deus.
A faltas de fé. (I Tim.; 4.1,2; Mat. 24.12) Lamentavelmente, isso é uma realidade em nossos dias ( veja 2 Pedro 3.3,4).
FOME INTENSA EM VÁRIOS LUGARES DO MUNDO. "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."
O SINAL DA FIGUEIRA. Sobrevivência do povo judeu através da história é um milagre que só Deus pode tornar possível.
 A dispersão (Lev. 26.33; Sal. 44.11).depois de 25 séculos de dispersão, Israel volta a ser reconhecido com sua identidade nacional e hoje habita em sua própria terra. A restauração nacional de Israel é um fato consumado.
O regresso. (Deut. 30.3. Is. 11.11,12). O regresso dos filhos de Israel foi profetizado mil anos antes da dispersão, por Moisés, e depois por outros profetas.
A restauração (Deut. 4.30,31; Jer. 31.28. Rom. 11.2). Deus não recusou seu povo e prometeu restaurá-lo.
OUTROS SINAIS
1- A negação de Deus São Lucas 17:26 II Tim. 3:4-5
2- A negação de Cristo São João 3:18 I Pedro 2:6
3- A negação da volta de Cristo II Pedro 3:3-4
4- A negação da Fé I Timóteo 4:1-12
5- A negação da Sã Doutrina II Timóteo 4:3-4
6- A negação da Vida Santa II Timóteo 3:1-7
7- A negação da Liberdade Cristã I Timóteo 4:3-4
8- A negação da Vida Moral II Timóteo 3:1-8
9- A negação da Autoridade II Timóteo 3:4

O VERÃO ESTÁ PRÓXIMO (Mateus 24:32)
Uma coisa nos chama a atenção neste versículo, é que o Senhor diz, esta próximo o verão, e como já vimos o verão neste caso significa o próprio Senhor, mas deixando as alegorias de lado e procurando discernir de forma literal, podemos afirmar que o Senhor virá no verão, ou seja, o casamento da igreja com o Senhor será após o inverno, no verão Cantares 2:10-13 ,Jeremias 8:20, é bom lembrar que Deus considera Jerusalém como base nas suas Profecias, sendo assim o Verão que estamos nos referindo é o verão de Israel, mas de que ano não sei.
QUANDO DISSEREM HÁ PÁZ. ( I Tessalonicenses 5:1-3)
O mundo de hoje está ansioso pela paz, o mundo inteiro a quer, mas ninguém a quer mais do que o povo Judeu, Palestino, e Árabe, pois isto é o que eles nunca tiveram. Não nos foge a memória as guerras que tem acontecido, como por exemplo a guerra do Golfo Pérsico, Irã - Iraque que durou mais de 6 anos, a guerra das Malvinas, conflitos na URSS, Bosnia, Checoslováquia, etc.; A humanidade certamente está a procura da paz; esta é a jóia que o Senhor Jesus Cristo oferece a todos que creem em seu nome, mas isto a humanidade de forma geral não aceita. O que queremos enfatizar é que recentemente ISRAEL firmou um acordo de Paz com os Palestinos, isto vale lembrar que é algo inédito em todos os tempos, pois desde Abraão ate a última criança nascida em Israel, sempre houve grandes guerras contra Israel, e o papel do espirito mundano e do anticristo é enganar o povo com uma falsa paz, e logo após dar o bote, como uma cobra venenosa, a paz enganadora já esta se firmando através de acordos entre Israel e os países Árabes.
Sem dúvida alguma este mundo está prestes a passar por dias difíceis, as coisas estão acontecendo de maneira assustadora e com uma rapidez incontrolável.
Considerando os fatos bíblicos e os acontecimentos diários, notamos que os dias correm tão depressa que muitas vezes nos pomos a pensar que talvez Jesus venha antes que terminemos as atividades que começamos a fazer. . Sim! Isso pode acontecer. Pois a Bíblia diz que “não sabemos nem o dia nem a hora”, então pode ser a qualquer momento.///
Pr. Dr. Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.Th.D.;D.Hu.)
(O Pr. Dr. Adaylton de Almeida Conceição foi Missionário no Amazonas e por mais de 20 anos exerceu seu ministério na Republica Argentina, é Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia, Escritor, Professor Universitário).
Blog: www.adayltonalm.spaceblog.com.br
Facebook: Adayl Manancial
Email: adayl.alm@hotmail.com

BIBLIOGRAFIA
Adaylton de Almeida Conceição – Escatologia Bíblica ( Ed. Manancial)
Edson Prado – Estudo de Escatologia
Eguinaldo Hélio de Souza – Sinais inconfundíveis da volta de Jesus

Antonio junior – A volta de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço e será um prazer receber seu comentário que depois de aprovado será publicado.