sexta-feira, 7 de novembro de 2014

OS BELSAZARES DA VIDA

I. Introdução
      Eles estão por aí, é fácil encontra-los no dia a dia e em todos os lugares. Se você não é um "Belsazar", então esta mensagem serve apenas para edificação, e a escrevo com o todo respeito a quem quer que seja. Mas vamos falar do Belsazar da Babilônia, que tem muito em comum com os Belsazares de hoje. A história nos conta sobre um Rei co-regente da Babilônia que mesmo com a nação correndo grande perigo, resolveu fazer uma grande festa regada a muita bebida e prostituição física e espiritual. Foi uma verdadeira orgia infestada de demônios e escarnecedores que por causa disso, tiveram um triste fim naquela noite. Leiamos alguns versículo de Daniel 5:1,2,22-30.

II. Texto Bíblico
1 - O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.

2 - Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.

22 - E tu, seu filho Belsazar; não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso.

23 - E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

24 - Então, dele foi enviada aquela parte da mão, e escreveu-se esta escritura.

25 - Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.

26 - Esta é a interpretação daquilo:

MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou.

27 - TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta.


28 - PERES/PARSIM: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.

29 - Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro dominador do reino.

30 - Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.

III. ONDE BELSAZAR ERROU?
   Belsazar e o mundo de sua época praticava várias abominações assim como nos dias de hoje, mas em primeiro lugar este episódio, Belsazar trocou a ética pela irresponsabilidade, quando na ocasião que seu colega e Rei o primeiro regente estava em batalha contra os invasores de Babilônia, ou seja enquanto o país estava correndo perigo, o fanfarrão do Belsazar estava festejando. Será que ele não queria desviar a atenção do povo para o perigo que estava correndo a população da Babilônia?
       Segundo, não aprendeu nada com a história vivida por seu antecessor Nabucodonosor. Embora soubesse tudo o que tinha acontecido com seu antecessor, preferiu agir como um tolo negligente, e por causa disso as consequências foram desastrosas para ele e todos os que o acompanhavam.
      Terceiro, não reconheceu a soberania de Deus sobre todas as nações e todos os seres humanos, ao trocar a adoração a Deus pelos ídolos, e além disso, usar os utensílios do templo de Jerusalém que estavam guardados na Babilônia. Com isto, ficou caracterizado que ele estava zombando de Deus e de Israel e por isto, perdeu seu trono.
      Quarto, trocou o trono pelo túmulo, a vida pela morte e o céu pelo inferno. Ele jogou tudo fora. Assim é a vida de muitos cambaleantes que andam de festa em festa e de orgia em orgia pelos caminhos da vida bebendo, se drogando, se prostituindo e participando de festas pecaminosas, adulterando, fornicando, virando as costas para os convites de Deus para mudar de vida e por aí vai. Eles não percebem que seus lares, reputação, caráter, honra e família está sendo destruída ou caminhando para a destruição.

IV. O QUE ESTE MUNDO TEM A VER COM BABILÔNIA?
    Babilônia era orgulhosa, prepotente, arrogante, blasfema maligna, idólatra,  feiticeira e aposta. Agora quanto a este mundo, ele ja ultrapassou Babilônia a muito tempo. As modalidades do pecado e de tudo aquilo que é condenável perante Deus, ja se subdividiram e outras formas e foram acrescentadas como por exemplo o desenvolvimento de drogas letais como a cocaína (droga dos ricos quando pura), o crack e o óxi, que transformam maridos e amantes em assassinos de companheiras, jovens em potenciais assassinos de mães e pais e avós. Mas ainda que de maneira oculta, ainda se pratica os rituais demoníacos de bruxaria em todo o mundo, mesmo que ainda nas suas formas aparentemente simples ou insignificante aos olhos de alguns como a exposição de nossas crianças e adolescentes a festas do tipo halloween, que não passam de um verdadeiro culto ao diabo ou uma fábrica de futuras vítimas e futuros seguidores de satanás. Mas quanto a estes rituais na sua forma mais drástica, pessoas ou crianças são oferecidas e sacrificadas aos demônios. Mulheres e homens que fazem parte destes rituais, ao nascerem seus bebês, eles não são registrados e por isto fogem do controle da lei e do Estado, e então são oferecidos nestes imundos rituais. Ele (o mundo), jaz no maligno conforme nos diz a Bíblia, está embriagado do sangue derramado nas guerras, nas contendas, nos assassinatos, pelo terrorismo, pelo narcotráfico, nos abortos que a nível mundial fica entre 45 a 55 milhões de mortos por ano, muito mais que todas as guerras de todos os tempos. O mundo (sociedade mundial), está mergulhada na idolatria e no ocultismo, e que mesmo o Evangelho sendo pregado em todas as nações, mesmo assim a humanidade tem virado as costa para o Senhor Jesus Cristo. Nestes dias as abominações e as modalidades de pecados sexuais se multiplicam e mudam de formas. É assim que o mundo caminha cambaleando como um bêbado embriagado com a taça da concupiscência cujo os passos seguem para o abismo.   
      Qual a solução para isto? Bem, não dá para fazer muita coisa nos dias de hoje devido ao avanço da iniquidade e o desprezo do homem pelo Evangelho, mas a solução para quem desejar mudar sua situação, é só entregando sua vida a Cristo e se esforçar pára viver de acordo com seu Evangelho, caso contrario, o fim de todos orgulhosos, apostatas e obstinados é a destruição e condenação eterna. 
      Dileto leitor, eu não tenho nada com a sua vida e nem quero censurá-lo, mas se você sentir que está fazendo parte disso e quiser mudar o rumo de sua vida, não importa o tanto que você ja afundou neste lamaçal, mas saiba que há um Deus conosco que pode e quer ajudá-lo a se erguer e tornar a viver com dignidade. Ele promete perdão para todo aquele que nEle crer e entregar-lhe a vida para que ser dirigida por Ele, este é Jesus Cristo, que veio desfazer as obras de satanás e salvar o transgressor. Pense nisto e volte a ter paz.  

Conclusão
Deixo estes dois textos para você meditar
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.  1 Coríntios 10:31.

Sem mais, fique com Deus. Adalberto Pimentel  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço e será um prazer receber seu comentário que depois de aprovado será publicado.