domingo, 18 de maio de 2014

A CRUZ DE CRISTO E SUA MENSAGEM

Por Pr Adaylton de Almeida Conceição

TEXTO: João 12.32,33 “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
Isto dizia, significando de que modo havia de morrer”.

INTRODUÇÃO:A crucificação foi e continua sendo a forma mais cruel de execução conhecida pelo homem. Foi praticado pelos romanos desde o tempo das guerras púnicas no segundo e terceiro século antes de Cristo. Os cidadãos romanos não podiam ser submetidos a semelhante suplicio. A crucificação era tão brutal e tão espantosamente dolorosa que se reservava somente para os rebeldes, os escravos, os ladrões e os criminais.
Jesus Cristo foi crucificado. Foi cravado na cruz as nove da manhã e morreu às três da tarde. Acontecimentos tremendos acompanharam a crucificação de nosso Senhor:
1- Houve escuridão sobre a terra desde as 12 até as três; (Lc. 232.44)
2- O véu ou cortina do templo se rasgou de cima para baixo (Lc. 23.45; Hb.10.19-22)
3- Um terremoto partiu as rochas e os sepulcros foram aberto e muitos santos que dormiam entra RAM em Jerusalém e apareceram a muitos (Mat. 27.51,52).
Enquanto estava na cruz Jesus falou sete vezes. Tres de suas frases tem que ver com os outros;
1) Pai perdoa, porque eles não sabem o que fazem (Lc. 23.34)
2) Hoje estarás comigo no paraíso (Lc. 23.43)
3) Mulher eis aí o teu filho, ...eis aí tua mãe (Jo. 19.26-27).
- Quatro exclamações tem que ver consigo mesmo:
1) Deus meu, Deus meu porque me desamparastes? (Mr. 15.34; Mt. 27.46)
2) Tenho sede. (Jo. 19.28)
3) Tudo está consumado. ((Jo. 19.39)
4) Pai em tuas mãos entrego o meu espírito (lc. 23.46)
Quando o centurião presenciou a crucificação exclamou: “Verdadeiramente este homem era filho de Deus”. (Mr. 15.39).
Voltemos nossos corações para a cruz de Jesus Cristo para saber qual é sua mensagem para nós nos dias de hoje. 

I – A CRUZ DE CRISTO É REVELADORA
1- A morte de Cristo na cruz revela a preocupação de Deus pelos homens pecadores. “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lc. 19.10.
2- A morte de Cristo na cruz revela o quão espantoso é o pecado. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”. Rom 6.23.
3- A morte de Cristo na cruz revela o amor de Deus para com os pecadores. “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. Rom. 5.8 .

II- NA CRUZ DE CRISTO HÁ SACRIFICIO, SALVAÇÃO E EXPIAÇÃO (Mt. 20.28 Lc. 19.19) 
Para entender a cruz, necessitamos entender que classe de morte Ele padeceu ali. 
1- A morte de Cristo na cruz foi uma morte predita. “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós” I Pe. 1.18-20.
A morte de Cristo na cruz foi uma morte vergonhosa. “Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram delas quatro partes, para cada soldado uma parte. Tomaram também a túnica; ora a túnica não tinha costura, sendo toda tecida de alto a baixo” Jo. 19.13 
3 -A morte de Cristo foi uma morte voluntaria. “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Jo. 10.17-18.
4 - A morte de cristo foi uma morte de substituição. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. II Co. 5.21.
Jesus morreu NO LUGAR do pecador e FAVOR do pecador. Jesus se ofereceu PELOS pecadores. Morreu na cruz para salvar os pecadores.
A cruz de Jesus proclama a liberdade. Gal. 5.1 “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão”
Liberta o homem do jugo das obras, da escravidão das obras. A cruz de Cristo passa a ser um tropeço para aqueles que se negam a ser salvo apenas pela graça. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef. 2.8,9.
É possível chegar a ser inimigo da cruz de Jesus Cristo. Aqueles que amam o pecado, vivem no pecado e servem ao pecado, são inimigos da cruz.

III – O QUE É A CRUZ DE CRISTO E PORQUE É UMA OFENSA?
Há duas respostas:
A cruz de Jesus Cristo é o poder de Deus. É através da mensagem da cruz que o pecado e o Diabo é vencido.
A cruz de Cristo é a sabedoria de Deus.
Quando corremos para a cruz de Cristo nos amparamos no poder e na sabedoria de Deus.

IV- A CRUZ DE CRISTO É TRIUNFANTE 
A vitoria da cruz de Jesus Cristo se ver em muitos lugares da Bíblia.
1- A cruz de cristo triunfa sobre a lei . “e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz” Col. 2.14.
2- A cruz de Cristo triunfa sobre o pecado. “doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.” Heb. 9.26.
3- A cruz de Cristo triunfa sobre a morte. “Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão”. Heb. 2.14,15.
4- A cruz de Cristo triunfa sobre o Diabo.
Que lugar a cruz de Cristo ocupa na sua vida?
Pr Dr. Adaylton de Almeida Conceição
Fonte: http://adayltonalm.spaceblog.com.br/3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço e será um prazer receber seu comentário que depois de aprovado será publicado.