sábado, 25 de maio de 2013

“Que tem a palha com o trigo?”


“O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?.” (Jr 23:28,29 )

    O Trigo é o cereal usado para fazer o pão enquanto a palha é a capa dos cereais que é retirada deles quando são debulhados. O trigo era cultivado na Mesopotâmia (Gn 30.14). O Egito era afamado pela produção de trigo. (E. 9.32 / At 27.6,38) Era um dos grandes recursos da terra prometida (Dt 8.8) Os israelitas traziam as primícias do trigo ao Senhor. (Nm 18.12). A irmã Rute colhia trigo quando encontrou o seu amado (Rt .23). O irmão Gideão malhava trigo quando o Senhor o separa para livrar Israel dos Midianitas (Jz 6.11). Jesus disse ao nosso irmão Pedro que Satanás queria peneira-lo como trigo (Lc 22.31).  O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida, Simboliza o cristão verdadeiro separado do joio e nesta passagem de Jeremias, representa a Palavra da verdade que é “Fogo e martelo que esmuiça a penha”.
O livro de Jó compara o ímpio como a palha que é levada pelo vento (Jó 21.18). A palha simboliza as obras mal feitas no reino de Deus (1 Co 3.12) Nesta passagem de Jeremias, a palha representa a palavra do homem em contraste à Palavra de Deus. Aponta para as palavras dos profetas falsos que diziam “Sonhei, Sonhei” e profetizavam o “Engano dos seus corações” (Jr 23.25,26).
Somente os verdadeiros cristãos conseguem distinguir a palha do trigo, porque o homem espiritual discerne bem todas as coisas e de ninguém é discernido (1 Co 2.15). É preciso que haja discernimento no meio do povo de Deus para que não aceitemos qualquer palavra, qualquer vento de doutrina, qualquer ensinamento de homem. “Que tem a palha com o trigo?” sejamos crentes Bereanos e analisemos as Escrituras (At 17.11).
Se a mensagem atinge apenas o intelecto, é palha e não trigo. Se a canção anima apenas o corpo, é palha e não trigo. Se a pregação faz chorar, mas não traz arrependimento, é palha e não trigo. Se o louvor alegra a alma, mas não alegra o espírito, é palha e não trigo. Se a profecia é vontade do homem é palha e não trigo, se o ensino é apenas didático ou intelectual, sem o poder de Deus, é palha e não trigo.
A palha não dá fruto, o trigo dá muito fruto (Jo 12.24), Um a trinta outro a sessenta e outro a cem por um (Mc 4.20). A palha não tem valor, o trigo é de grande valor. A palha não serve para alimento, o trigo alimenta a nossa alma (Jo 6.51). A palha é a mentira, o trigo é a verdade, a palha seca, o trigo floresce, a palha é alimento dos bodes, o trigo é alimento das ovelhas, a palha é da terra, o trigo é do céu (Sl 105.40), a palha é do homem, o trigo é de Deus. O Senhor está trabalhando em nosso meio:
“Ele tem a pá na sua mão, e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.” (Lucas 3:17)
Filhos e filhas de Sião: O Senhor tem nos dado O TRIGO MAIS FINO (Sl 81.16) e o mel extraído da rocha. Os espirituais rejeitam a palha. “Uma comida temos para comer...”(Jo 4.32). Estamos acostumados a comer “trigo fino”, somos príncipes e princesas do Senhor. Nosso alimento é seleto, é o melhor. Coloquemos à prova os que se dizem apóstolos e não são, mas mentem. “Que tem a palha com o trigo?”
“E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.”(Jl 2.23,24)

UMA SEMANA DE CELEIROS CHEIOS E LAGARES TRASNBORDANTES!

 Pr. João Neres.
Fonte: http://www.ieadav.com.br/mensagem/joao/mens16.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço e será um prazer receber seu comentário que depois de aprovado será publicado.